Extraído do Grupo do Núcleo GesPública RS do Facebook - Por Danilo Duarte
Trechos da palestra do Prof. Falconi, que anotei e repasso aos amigos visando compartilhar o conhecimento: “O Verdadeiro Poder”.
O investimento mais barato é o conhecimento.
O PDCA é duro de implantar nas organizações, embora tenha uma figura fácil de entender. O método é cartesiano, mas é a base para a impulsão da criatividade.
O PDCA impõe a busca da verdade para a tomada de decisões. A busca de fatos e dados possibilita o conhecimento e o acerto na tomada de decisões.
A meta deve ser estabelecida com critérios. É necessário identificar as lacunas para estabelecer as metas.
Se perguntarmos “Por que nossos resultados não sã melhores?” A resposta é “Porque não sabemos”.
A humildade possibilita o alcance do conhecimento. O arrogante não consegue isto. O conhecimento é fundamental para o gerenciamento.
A capacidade de crescimento das crianças é proporcional a qualidade da educação que elas recebem. Um país cresce com o aprendizado das pessoas. É contínuo. Ao estabelecermos metas e ao buscarmos o alcance dessas metas, alcançamos o aprendizado, através da seleção de problemas. O processo de aprendizado é sofrido. O ambiente organizacional deve ser um ambiente de desafios, com muita cobrança. Quanto mais a organização se parece com uma escola, melhores resultados ela terá.
Não interessa as características do líder. O que interessa são os resultados obtidos, mas é necessário que os resultados sejam obtidos com a equipe, fazendo as coisas de forma correta, ou seja, respeitando os valores, a ética, etc. Normalmente, os resultados são bons quando a liderança tem conteúdo. Sendo considerado conteúdo, por exemplo: a seleção adequada de pessoas (pessoas que amem o que fazem, que cumprem os padrões de trabalho), a cultura gerencial por resultados, aprendizado, treinamento, valorização das pessoas, avaliação da equipe, feedback,etc.
A área de RH é um processo de apoio, a responsabilidade do RH deve ser assumida por cada líder. Deve haver esta consciência. O conteúdo da liderança é desenvolvido ao longo dos anos. Deve haver consciência que a iniciativa para construção do conteúdo de liderança são dos próprios líderes e não do departamento de recursos humanos.
O verdadeiro poder é a análise com a utilização do método (PDCA, GRTD). É a busca da verdade, obtida através da análise do fenômeno e do método. O que fazer com as informações? Informação não é poder. Só é poder quando se transforma informação em conhecimento. Com os ERPs, por exemplo, as empresas estão sobrecarregadas de informações, mas não possuem capacidade analítica. O verdadeiro poder vem da capacidade de análise para transformar informação em conhecimento.
Em relação à utilização do método pelas organizações públicas já se percebeu que gestão dá voto e que o povo reconhece isto. Em época de poucos recursos, se obtém resultados de melhoria na saúde, segurança e na educação com gestão.
O Brasil tem melhorado muito ao longo dos anos em relação à adesão de políticos para a melhoria da gestão nos seus governos. Colocar meta para todos é um direito do Diretor ou do Presidente.
Quando se analisa os resultados obtidos é que ele percebe quem é quem. O bom líder é quem atinge as metas. Nesta hora não adianta ser só bom de papo, pois os números não mentem.
Conceito de Inovação:
É modificar (projetar ou reprojetar) o produto ou o processo em função das demandas de mercado. É buscar mudanças para atender as necessidades das pessoas (clientes, colaboradores, acionistas e a sociedade).
Inovação não é apenas a criação de novos produtos. Não é algo diferente de gestão. A inovação tem como base o conhecimento.
É necessário investir na educação e no conhecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário